(35) 3435-1100

9:00 - 18:00 - Seg. a Sex

LinkedIn

Facebook

STF mantém principais pontos da MP que flexibiliza normas trabalhistas durante pandemia

Georgia Contabil > Uncategorized  > STF mantém principais pontos da MP que flexibiliza normas trabalhistas durante pandemia

STF mantém principais pontos da MP que flexibiliza normas trabalhistas durante pandemia

Os ministros do STF, por sete votos a três,  votaram ontem para manter os principais pontos da medida Provisória 927, que flexibiliza normas trabalhistas durante a epidemia do novo coronavírus e dá ao acordo individual entre padrão e empregado prevalência em relação a leis trabalhistas e acordos coletivos.

A norma prevê ainda adiar o pagamento do adicional de um terço de férias até o recebimento do 13º salário e a possibilidade de o trabalhador “vender” as férias para o patrão.

Também por sete votos a três, apenas dois artigos foram derrubados: o que estabelece que a contaminação pelo coronavírus não é considerada doença ocupacional, a não ser que o trabalhador comprove a relação da contaminação com a atividade, e o que suspende algumas funções dos auditores fiscais do trabalho do Ministério da Economia.

Já há maioria para serem mantidos os artigos da MP que determinam a autorização ao empregador para antecipar o período de folga de feriados e férias futuras dos funcionários e a permissão para empresas adiarem o recolhimento do FGTS relativo aos meses de março, abril e maio.

A medida também permite a adoção do teletrabalho e afirma que o tempo de uso profissional de aplicativos e programas de comunicação fora da jornada do empregado não constitui tempo de trabalho à disposição da empresa, em regime de prontidão ou de sobreaviso.

No caso dos profissionais de saúde, a MP permite o aumento da jornada de trabalho. As horas trabalhadas a mais devem ser compensadas dentro de 18 meses por banco de horas, ou pagamento de horas extras.

Fonte: PEGN