(35) 3435-1100

9:00 - 18:00 - Seg. a Sex

LinkedIn

Facebook

Prefeituras cobram ISS de franquias após decisão do STF

Georgia Contabil > Notícias  > Prefeituras cobram ISS de franquias após decisão do STF

Prefeituras cobram ISS de franquias após decisão do STF

Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, no fim de maio, entendeu que os royalties – valor recebido pelo uso da marca e serviços prestados pelas empresas aos franqueados, como assessoria, consultoria e treinamento – são passíveis de tributação, as prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro começaram a cobrança de ISS de empresas franqueadoras.

A taxa cobrada varia entre 2% e 5% do faturamento bruto da franqueadora e, conforme explica o advogado especializado em franchising Gabriel Villarreal, a interpretação do STF permite que todos os pagamentos que foram postergados nos últimos anos, com base em decisões judiciais, possam ser cobrados retroativamente, com juros e multas. “A decisão do STF surpreendeu o mercado e foi na contramão de um histórico de decisões favoráveis às empresas franqueadoras”, diz.

Setor pediu explicações sobre decisão

De acordo com o diretor jurídico da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Fernando Tardioli, a decisão partiu da premissa de que todas as redes de franquia, contratualmente, prestam serviços, o que não seria verdade. Amparados nisso, a entidade enviou um Embargo de Declaração, para que a corte esclareça esse ponto.

Fonte: PEGN