(35) 3435-1100

9:00 - 18:00 - Seg. a Sex

LinkedIn

Facebook

Comércio eletrônico gasta 8% do faturamento com papel, diz Fecomercio

Georgia Contabil > Notícias  > Comércio eletrônico gasta 8% do faturamento com papel, diz Fecomercio

Comércio eletrônico gasta 8% do faturamento com papel, diz Fecomercio

O comércio é eletrônico, mas a burocracia, não. De acordo com a FecomercioSP, as impressões de documentos abocanham uma parte considerável do faturamento anual das varejistas online: 8,5%. Em 2019, foram 2,4 bilhões de folhas e, no primeiro semestre de 2020, 1,6 bilhão.

Todo esse papel é utilizado, principalmente, para a impressão de documentos fiscais. A entidade afirma que, em razão da burocracia das Secretarias da Fazenda Estaduais, uma única transação pela internet pode demandar a impressão de 16 documentos fiscais. Além dos custos do papel, da tinta e das impressoras, há um gasto de tempo. A Fecomercio estima que imprimir esses documentos pode consumir até um mês de trabalho das equipes de retaguarda.

A entidade está lançando o projeto Logística Sem Papel, em parceria com outras quatro associações ligadas ao comércio eletrônico e ao setor de logística. O movimento busca acabar com a obrigatoriedade da impressão de documentos fiscais para o envio de mercadorias – exigência que ainda traz um risco ao consumidor, pois seus dados pessoais viajam impressos sem segurança junto aos produtos adquiridos.

Com informações da Exame