(35) 3435-1100

9:00 - 18:00 - Seg. a Sex

LinkedIn

Facebook

Após veto ao Refis, governo anuncia medidas para regularizar dívidas do Simples

Georgia Contabil > Uncategorized  > Após veto ao Refis, governo anuncia medidas para regularizar dívidas do Simples

Após veto ao Refis, governo anuncia medidas para regularizar dívidas do Simples

Sem poder aderir à renegociação especial vetada na semana passada, as micro e pequenas empresas e os MEIs terão acesso a dois programas pelo governo. Profissionais autônomos e negócios associados ao Simples Nacional poderão parcelar o débito com condições especiais e em mais de 11 anos, com desconto nos juros e nas multas.

Chamado de Programa de Regularização do Simples Nacional, o primeiro programa permite que o contribuinte dê 1% do valor total do débito como entrada, dividida em até oito meses. O restante da dívida será parcelado em até 137 meses (11 anos e cinco meses), com desconto de até 100% dos juros, das multas e dos encargos legais. Segundo a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), o desconto está limitado a 70% do valor total devido.

A PGFN abriu edital para outro programa, chamado de Transação do Contencioso de Pequeno Valor do Simples Nacional, que permitirá a renegociação de dívidas inscritas até 31 de dezembro do ano passado e com valor menor ou igual a R$ 72.720, ou 60 salários mínimos.

O valor da entrada continuará em 1% do total da dívida, mas ela será dividida apenas em três parcelas. O restante dos débitos será pago em prazos menores com descontos decrescentes. O empresário poderá parcelar em 9, 27, 47 ou 57 meses, com descontos de 50%, 45%, 40% e 35%, respectivamente.

Com informações da Agência Brasil