(35) 3435-1100

9:00 - 18:00 - Seg. a Sex

LinkedIn

Facebook

Suspensões e reduções de salário podem afetar aposentadoria

Georgia Contabil > Legal Advice  > Suspensões e reduções de salário podem afetar aposentadoria

Suspensões e reduções de salário podem afetar aposentadoria

O programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda está preocupando especialistas por afetar diretamente as aposentadorias do futuro. A questão é que a redução do salário e jornada do trabalhador ou a suspensão de contrato também alteram as contribuições ao INSS.

Os empregadores que suspenderam contratos de trabalho não são obrigados a fazer o recolhimento do INSS para o funcionário. Isso significa que, sem os pagamentos, o período de suspensão não contará como tempo de contribuição.

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho afirma que, “o empregado que queira contar o tempo de contribuição durante o período de suspensão temporária do contrato de trabalho está autorizado a recolher para o Regime Geral de Previdência Social na qualidade de segurado facultativo”.

Já para quem teve o salário e jornada reduzidos, a empresa é obrigada a continuar pagando a contribuição, mas o recolhimento ao INSS será sobre o salário reduzido.

Neste caso, os especialistas aconselham o trabalhador a complementar o valor, especialmente quando ele está abaixo do salário mínimo.  

Com informações do Contábeis