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Precificação: Como definir o preço ideal de seus produtos e serviços

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Precificação: Como definir o preço ideal de seus produtos e serviços

Saber como definir os preços praticados pela sua empresa é essencial para manter o capital de giro sempre positivo e, assim, bancar os custos fixos e variáveis. Também é a base para o lucro, afinal, o consumidor é muito sensível às oscilações nos preços, muitas vezes privilegiando o mais baixo.

Por isso, lidar bem com a precificação de produtos é crucial para que uma empresa consiga ter lucro.

Existem algumas fórmulas para o cálculo do preço de um produto que são fáceis de entender e de aplicar a qualquer negócio. Com elas, essa história de sair perdendo vai acabar de uma vez por todas.

Markup

Esse método tem como base o custo. Para fazer esse cálculo e chegar ao índice markup de forma bem simplificada, você deve saber o custo da mercadoria vendida, os impostos sobre a venda, o custo fixo (aluguel, salários, energia e por aí vai), além do lucro que deseja obter.

A fórmula é a seguinte:

100 ÷ [100 – (despesas variáveis + despesas fixas + lucro)]

Mas calma, um exemplo bem simples vai deixar essa conta mais clara para você. Vamos supor que você venda um sapato que custou 200 reais. Nesse exemplo, digamos que suas despesas variáveis sejam de 10%, as fixas também de 10%, e o lucro que você deseja obter, de 20%. Nesse caso, a conta fica assim: 100 ÷ [100 – (10 + 10 + 20)] = 1,666.

Com o índice em mãos, você já pode calcular o preço de venda do seu produto. Para tanto, basta multiplicá-lo pelo custo do sapato: 200 x 1,666. O ideal, portanto, é que esse sapato seja vendido a pelo menos 333,20 reais para que você obtenha os 20% de lucro pretendidos.

Dobro do custo

Uma outra forma de calcular o preço de venda dos seus produtos é muito usada pelos varejistas por ser bem simples. Aqui, você vai dobrar o valor do custo do produto, precificando-o dessa maneira. O problema é que esse método não leva em consideração as demais variáveis, como o tempo que o item fica no estoque, os custos de encargos, de transporte e armazenagem, entre outros.

No entanto, se sua empresa tem uma boa velocidade de vendas, essa pode ser a fórmula ideal, já que funciona rapidamente e pode garantir uma margem de lucro bem grande. Você só deve tomar cuidado para que, no fim das contas, o preço de venda não fique muito alto.

Precificação múltipla

Esse é o típico caso de precificação com valores baixos para atrair mais clientes e elevar as vendas. Funciona assim: você agrega 2 ou mais produtos à venda com preço único. Dessa forma, o consumidor tem a percepção de que está levando mais e pagando menos. É uma boa estratégia para apresentar produtos novos ao mercado, por exemplo.

Outros métodos de precificação de produtos

Existem métodos de precificação adicionais que você pode utilizar para definir com maior precisão o quanto cobrará por produtos/serviços. Veja quais são e como aplicá-los.

Demanda

A precificação com base na demanda é relativamente simples. Suponha que uma região tem 21 pessoas interessadas em comprar um caderno mas sua empresa tem 7 para vender. Sendo assim, é provável que cada cliente esteja disposto a pagar mais para ter essa mercadoria escassa. Do contrário, se há mercadorias em excesso, então o preço a ser cobrado tende a diminuir.

Concorrência

Talvez o maior desafio ao precificar seja a comparação com o que a concorrência está cobrando. Afinal, se um concorrente baixar demais o preço, é possível que você não consiga cobrir seus próprios custos. Sendo assim, existem duas formas para considerar os concorrentes ao precificar.

Uma é comunicar por meio da publicidade que sua empresa cobre os preços da concorrência. Isso serve para sua empresa ter um termômetro do mercado, já que permite descobrir em quais produtos/serviços você tem perdido receitas por preços incompatíveis.

A outra é usar a tática do cliente oculto, que consiste em contratar pessoas para simular compras e, assim, descobrir em detalhes como o concorrente forma seus preços.

O impacto da precificação incorreta

A precificação incorreta pode gerar efeitos graves para uma empresa. O primeiro impacto será sempre na saúde financeira. Isso porque, ao precificar incorretamente um produto ou serviço, você está prejudicando o seu caixa e o capital de giro, favorecendo o surgimento de riscos que podem, em situações mais graves, levar à falência da empresa.

Com informações da SerasaExperian