Pequenos negócios ganham mais prazo para renegociar dívidas ativas da União

Georgia Contabil > Notícias  > Pequenos negócios ganham mais prazo para renegociar dívidas ativas da União

Pequenos negócios ganham mais prazo para renegociar dívidas ativas da União

O Diário Oficial de 31/10 traz a portaria PGFN/ME nº 9.444 da PGFN, que estende até 30 de dezembro de 2022, às 19h, o prazo para os donos de pequenos negócios negociarem suas dívidas ativas da União. Entre os acordos de transação com prazos estendidos, destacam-se o Programa de Regularização do Simples Nacional e a Transação de Pequeno Valor.

Os benefícios para quem aderir às renegociações incluem entrada facilitada, prazo ampliado para pagamento e desconto. O Programa de Regularização do Simples Nacional, por exemplo, permite que a entrada, referente a 1% do valor total das inscrições selecionadas, seja parcelada em até oito meses. O pagamento do saldo restante poderá ser dividido em até 137 parcelas mensais, com desconto de até 100% dos acréscimos legais (juros, multas e encargo legal).

Outra modalidade que teve o prazo prorrogado é o da Transação de Pequeno Valor, que possibilita ao contribuinte pagar os débitos inscritos em dívida ativa da União com benefícios, como entrada reduzida e descontos sobre o valor total. Essa modalidade abrange apenas débitos inscritos em dívida ativa há mais de um ano e cujo valor consolidado seja igual ou inferior a 60 salários-mínimos.

Com informações da Fenacon