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Organize seu caixa e atraia mais clientes com o Pix

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Organize seu caixa e atraia mais clientes com o Pix

“Posso fazer um Pix?”. Desde meados de novembro, essa é uma pergunta que aos poucos está passando a fazer parte do cotidiano dos pequenos negócios no País.

No caso do empreendedor Thiago Leonardo de Almeida, dono da Mr BBQ House, uma boutique de carnes em Santo André-SP, o primeiro impacto do uso do Pix foi facilitar o atendimento aos clientes. “Antes eu só podia oferecer pagamento no crédito ou transferência para quem não usa cartão. Agora, se o cliente me liga para fazer uma entrega às 16h de um sábado, eu ofereço o pagamento pelo Pix e fico mais tranquilo, o dinheiro aparece na minha conta na hora”, diz.

Na hora de pagar o produto ou o serviço, os pagamentos também podem ser feitos via QRCode, que podem ser estáticos (em que você precisa informar o valor da venda) ou dinâmicos (gerado a cada venda). No caso do QR Code estático, ele pode ser impresso e ficar “adesivado” na frente do caixa, por exemplo.

Só mesmo compras a crédito e parceladas ainda não são possíveis – o que não significa que não serão no futuro.

Thiago diz que em sua casa de carnes o Pix tem funcionado bem e ajudado a oferecer mais uma opção para o consumidor. “Se é muito trabalhoso comprar com você, a pessoa acaba desanimando. Com o Pix eu tenho menos incerteza no que posso oferecer. Minha única dúvida é se o sistema vai ser ágil em um horário de pico”, questiona.

O Pix também acaba sendo uma solução mais prática para organizar as contas e o fluxo de caixa. Se um cliente paga via boleto, por exemplo, o empreendedor precisa esperar até dois dias úteis para ver o dinheiro na conta, anotar na planilha e descontar o custo de emissão. “O Pix é muito rápido e eu não tenho risco de fazer confusão para fechar o caixa”, diz Bruno Maurencio, dono de uma confeitaria em Araçatuba-SP.

De acordo com o consultor do Sebrae-SP Inge Ommundsen Neto, o uso do Pix é uma tendência crescente no mercado e as empresas devem se estruturar não só para oferecer essa possibilidade de pagamento, mas também para atrelá-la aos seus sistemas de gestão e de ponto de venda.

Com informações da Exame