(35) 3435-1100

9:00 - 18:00 - Seg. a Sex

LinkedIn

Facebook

O Coronavírus e as finanças da sua empresa

Georgia Contabil > Notícias  > O Coronavírus e as finanças da sua empresa

O Coronavírus e as finanças da sua empresa

Diante da queda do fluxo de clientes provocada pela pandemia do Coronavírus, as empresas precisam rever seus planejamentos e se adaptar o mais rapidamente possível.

 

 

É muito importante, por exemplo, planejar-se para uma queda nas vendas, simulando uma possível retração de 30% a 50% da receita nos próximos dois ou três meses.

Ficar ainda mais atento ao fluxo de caixa separando os gatos fixos dos variáveis e projetar se as despesas fixas estarão comprometidas em caso de queda na receita.

Renegociar e reavaliar alguns gastos, como aluguel. Adotar o home office pode enxugar os gastos com energia. O governo anunciou um pacote de medidas de apoio às empresas, entre elas o corte no recolhimento do SIMPLES Nacional e a possibilidade de adiar o pagamento do FGTS nos próximos três meses. Tudo isso pode auxiliar na redução de gastos neste momento de crise.

Dialogar com credores e fornecedores diante da constatação prévia de que haverá dificuldade de pagar todas as contas para não se tornar inadimplente mais para frente.

Empréstimos podem ser uma alternativa, mas devem ser contratados apenas em último caso e com muito planejamento.

E, por fim, estar mais atento do que nunca ao surgimento de oportunidades para driblar a crise, como por exemplo a implementação de um e-commerce ou serviços delivery.

Capacidade de planejamento para reagir com segurança a este momento é essencial e pode amenizar bastante os efeitos da crise no seu negócio.