(35) 3435-1100

9:00 - 18:00 - Seg. a Sex

LinkedIn

Facebook

Lucro Real se torna o regime tributário mais indicado neste ano

Georgia Contabil > Legal Advice  > Lucro Real se torna o regime tributário mais indicado neste ano

Lucro Real se torna o regime tributário mais indicado neste ano

O regime de tributação do Lucro Real tende a se confirmar, em 2021, como a opção mais viável para muitas empresas brasileiras, inclusive para as de porte menor. A crise provocada pela pandemia e a reforma tributária (que deve voltar à pauta agora em 2021) explicam a preferência pela modalidade.

Especialistas afirmam que a opção exige uma gestão minuciosa das áreas contábil, financeira e fiscal para que os valores apurados reflitam precisamente a realidade da empresa e a tributação incidida seja condizente com a realidade. O esforço é recompensado com a redução de despesas tributárias.

O empresário Ismael Pereira, fundador da Intelecto Contact Center, testemunha a favor da opção pelo Lucro Real. Esse regime, afirma, faz com que os recursos destinados ao Fisco por meio de tributos sejam condizentes com o que é devido de fato e de direito. “Após as apurações de receitas, custos e despesas, a base de cálculo servirá como parâmetro para cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre Lucro Líquido. No nosso segmento, as margens são extremamente apertadas, então o Lucro Real é a melhor opção”, defende.

Iniciantes

Para empresas iniciantes – propícias a demorar a registrar lucro – a opção é ainda mais recomendada, avalia o empresário. “Nesses casos, a probabilidade de se auferir prejuízo nos primeiros anos é muito grande. Se tiver optado pelo regime tributário do Lucro Real, poderá compensar o prejuízo quando houver a realização de resultados positivos”, orienta.

Fonte: Contábeis