(35) 3435-1100

9:00 - 18:00 - Seg. a Sex

LinkedIn

Facebook

Como calcular o índice de lucratividade da sua empresa

Georgia Contabil > Notícias  > Como calcular o índice de lucratividade da sua empresa

Como calcular o índice de lucratividade da sua empresa

Para que seu negócio comece a se desenvolver de forma duradoura, você precisa aprender a interpretar os números que ele produz. Para isso, existem diversos indicadores que dizem muito a respeito da verdadeira situação da empresa. Um dos principais é o índice de lucratividade.

O que é índice de lucratividade?

Se você ainda costuma contar o dinheiro que sobra no fim do dia e relacioná-lo ao lucro diário da empresa, está na hora de rever essa prática. Afinal, você tem à disposição o índice de lucratividade, indicador financeiro que revela o potencial lucrativo de uma empresa.

Ele é capaz de demonstrar, em porcentagem, qual tem sido a capacidade operacional de gerar lucro. Repare que essa mesma métrica pode contemplar todo o negócio ou mensurar o desempenho lucrativo de um setor específico da sua empresa.

Imagine, por exemplo, que o índice de lucratividade de certa operação ficou na casa dos 12%. Isso significa que R$ 1.000 de trabalho proporcionam R$ 120 de lucro líquido. Basicamente, se trata do retorno obtido após o abatimento dos custos de produção (matéria-prima, mão de obra, etc.) do item comercializado.

Qual é a importância do índice de lucratividade?

O índice de lucratividade é usado para detalhar o rendimento operacional da empresa. Você pode, por exemplo, empregá-lo para verificar qual é o grau de produtividade de cada funcionário. Ao reunir os índices exibidos por departamento do negócio, você terá uma visualização mais fidedigna quanto ao desempenho operacional global.

Como deve ser feito o cálculo do índice de lucratividade?

O cálculo em si é muito simples, pois consiste na divisão do lucro líquido pela receita da empresa. Por fim, é necessário multiplicar o resultado por 100, para obter a porcentagem do indicador.

Como interpretar o índice de lucratividade?

Esse índice deve ser positivo, evidenciando uma gestão financeira benéfica para a saúde do seu negócio. Sempre que ele ficar negativo, é sinal de que a lucratividade do negócio é insuficiente para arcar com os custos e despesas operacionais. O simples fato de o resultado ficar acima de 0%, entretanto, não deve ser interpretado como um sucesso de gestão.

Tudo depende da meta traçada lá no início, no planejamento estratégico. Caso o índice de lucratividade esteja muito aquém do esperado, é necessário investigar as origens da discrepância, a fim de não prejudicar as finanças da empresa. Mesmo que ele esteja satisfatório, vale a pena verificar os pontos da operação que precisam ser aperfeiçoados.

Com informações da SerasaExperian