(35) 3435-1100

9:00 - 18:00 - Seg. a Sex

LinkedIn

Facebook

A importância do fluxo de caixa na gestão do seu negócio

Georgia Contabil > Notícias  > A importância do fluxo de caixa na gestão do seu negócio

A importância do fluxo de caixa na gestão do seu negócio

Como empreendedor, você já deve ter ouvido falar da importância do fluxo de caixa. Por isso, é possível que você execute essa função. Talvez com menos atenção do que o necessário ou até com algumas dúvidas.

O fato é que essa ferramenta financeira é útil para fazer o negócio crescer. É a partir dela que se torna possível projetar investimentos, honrar os compromissos assumidos e contornar as situações negativas que aparecem pelo caminho, como problemas de estoque e dívidas.

Qual é a importância do fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que permite acompanhar as movimentações financeiras da empresa. Nele são registradas todas as entradas e saídas de recursos para saber quais valores estão disponíveis em caixa, na conta corrente da empresa e em aplicações de curto prazo.

Os dois últimos itens também são chamados de equivalentes de caixa, porque são quantias que podem ser transformadas em dinheiro de maneira rápida. Assim, basta fazer um saque da conta ou do investimento realizado e o montante estará disponível para uso.

Por sua vez, as entradas são os valores recebidos pela empresa. De modo geral, são derivados das vendas. Portanto, estão relacionados à atividade principal exercida na companhia. Enquanto isso, as despesas são os gastos a serem desembolsados com salários de colaboradores, pagamentos a fornecedores e contas diversas. Em outras palavras, são recursos que precisam ser utilizados para manter o negócio em funcionamento.

Nesse momento, você deve se perguntar: “por que eu preciso acompanhar esse controle financeiro?”. A resposta passa por diferentes fatores. Em primeiro lugar, o fluxo de caixa se torna uma base de dados, que ajuda a tomar decisões com muito mais precisão e segurança.

Isso acontece porque você verifica os valores que tem hoje, aqueles que virão devido a recebimentos de vendas a prazo, por exemplo, e as quantias que serão pagas nos próximos meses. Ao fazer esse levantamento dos períodos seguintes, é possível saber se há dinheiro sobrando para um investimento ou se é necessário captar mais capital por meio de empréstimos e financiamentos.

Talvez você responda que já consegue ter essa visão, até “de cabeça”, ao pensar sobre valores atuais e futuros. Mas isso nem sempre corresponde à realidade. Quer ver como? É só verificar o seguinte exemplo: imagine que você quer aumentar as vendas e captar mais clientes. Por isso, decidiu oferecer descontos especiais por uma semana. No final do período, comercializou 25% a mais do que o normal e seu faturamento foi de R$ 52 mil.

Parece que está tudo bem, certo? No entanto, a resposta certa depende de uma comparação com os gastos. Você anota as saídas no fluxo de caixa e percebe que a promoção aumentou custos e despesas. Com isso, o desembolso na semana chegou a R$ 50 mil.

Ainda teve lucro, certo? Contudo, a margem de lucro menor corroeu parte dos ganhos e fez com que o resultado esteja muito aquém do esperado. Por sorte, não houve prejuízo. Mas esse exemplo evidencia bem qual é a importância de analisar a movimentação financeira para tomar decisões acertadas.

Essa questão é ainda mais relevante em períodos de crise econômica. Com a queda nas vendas, é fundamental ter um controle mais apropriado para descobrir o caminho mais adequado a seguir. Para você ter uma ideia, a atividade do comércio fechou com 1,1% de alta em 2017. Por sua vez, o resultado foi de 6,8% em 2018. Essa é a chance para sua empresa consolidar os resultados positivos.

Assim, fica claro que essa ferramenta traz uma percepção diferente, que indica quais são os resultados das ações tomadas na gestão financeira do negócio.

Com informações da SerasaExperian