(35) 3435-1100

9:00 - 18:00 - Seg. a Sex

LinkedIn

Facebook

53% das PMEs afirmam poder sobreviver apenas seis meses com a crise

Georgia Contabil > Notícias  > 53% das PMEs afirmam poder sobreviver apenas seis meses com a crise

53% das PMEs afirmam poder sobreviver apenas seis meses com a crise

A crise causada pela pandemia afetou drasticamente o faturamento das pequenas e médias empresas brasileiras.

Estudo da empresa Capterra descobriu que 53% dos negócios resistirão sob as atuais condições de mercado por até seis meses. Outros 25% disseram conseguir sobreviver por mais de um ano e 22%, entre seis meses e um ano.

O tamanho da empresa influencia na percepção dos gerentes em relação à saúde do negócio. Entre as empresas com dois a dez funcionários, sobe para 59% o número de entrevistados que acreditam que o negócio será fechado em até seis meses. Entre as empresas maiores, de 11 a 50 empregados, a taxa é de 49%. Para aquelas que têm de 51 a 250 funcionários, a média é de 51%.

Segundo Lucca Rossi, analista da Capterra, a principal dificuldade das empresas nesse momento é manter as finanças em dia: 88% das PMEs entrevistadas no estudo disseram considerar importante ou muito importante aumentar o fluxo de caixa no curto prazo. Além disso 86% dos negócios acham que é vital cortar gastos e reter clientes nos próximos meses.

Para ampliar as chances de um negócio sobreviver à crise, os gestores precisam refazer planos e adaptar-se a uma nova realidade, de acordo com Rossi. “Esse panorama de mudanças constantes não é uma novidade para muitas empresas, mas tende a se acentuar com esta crise, já que ainda não sabemos quando um tratamento ou a vacina para coronavírus chegarão”, afirma o analista.

Fonte: Exame