(35) 3435-1100

9:00 - 18:00 - Seg. a Sex

LinkedIn

Facebook

Retorno de grávidas ao presencial é publicado no DOU; veja regras

Georgia Contabil > Notícias  > Retorno de grávidas ao presencial é publicado no DOU; veja regras

Retorno de grávidas ao presencial é publicado no DOU; veja regras

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10/3) a alteração na lei que disciplina o afastamento de gestantes do trabalho presencial.

A Lei nº 14.151, de 12 de maio de 2021, previa que as mulheres grávidas trabalhassem em casa, por meio do teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância, quando possível.

Com a publicação de hoje, a lei passa a valer imediatamente e as gestantes devem retornar ao trabalho presencial nas seguintes condições:

– O retorno ao trabalho presencial deverá se dar após a imunização completa de grávidas contra a Covid-19, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde.

– Também devem retomar as atividades presenciais em caso de encerramento do estado de emergência ou se houver aborto espontâneo, com recebimento do salário-maternidade nas duas semanas de afastamento garantidas pela CLT.

– Por fim, a volta ao trabalho presencial também pode ser determinada quando a gestante optar por não se vacinar contra Covid, mediante um termo de responsabilidade e de livre consentimento para exercício do trabalho presencial.

Com informações do Contábeis