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Confira 4 dicas desta diretora do Facebook para vender pelas redes sociais

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Confira 4 dicas desta diretora do Facebook para vender pelas redes sociais

Desde o começo da pandemia, pelo menos 25% das pequenas empresas implementaram alguma inovação no negócio. Agora, com a reabertura do comércio físico, essas empresas estão tentando conciliar a venda online com a presencial.

“O pequeno empresário precisa estar consciente da mudança provocada pela pandemia, até para que possa se planejar para o novo cenário: quase 30% das pessoas estão comprando mais online e 46% substituíram as lojas físicas pelas compras online”, diz Debora Nitta, diretora de marketing para negócios do Facebook na América Latina.

Debora aponta 4 ações para melhorar a presença da sua empresa nas redes sociais:

1 – Defina um público-alvo

Antes de pensar em preço ou estratégia, Debora Nita recomenda que as empresas tenham claro qual é o perfil do seu cliente fundamental. “Saber a faixa etária, localidade e interesses ajudam definir seu público-alvo. Um bom ponto de partida é olhar para o seus clientes atuais, e as áreas de informações da sua Página do Facebook ou perfil comercial do Instagram podem ajudar”, diz a diretora.

2 – Invista em vídeos

Os empreendedores precisam manter em mente que a maior parte dos seus clientes vai comprar pelo celular. Ainda que todos os tipos de publicações sejam válidas, os vídeos conseguem atrair mais atenção.

“Produza vídeos visualmente bonitos e com o som desativado (é assim que a maioria das pessoas os assiste). É importante lembrar que os vídeos verticais são a melhor opção para visualização, pois a maior parte das pessoas seguram o celular assim – e foque em vídeos curtos”.

3 – Bastidores e seguidores

Com os vídeos planejados para o feed em ordem, é hora de usar outras ferramentas para mostrar aos clientes um pouco dos bastidores da sua marca. Debora recomenda publicar nos stories do Instagram e do Facebook um pouco do dia a dia na empresa e também compartilhar as publicações feitas por clientes.

4 – Escolha um objetivo

Mas antes de sair colocando as dicas em prática, Debora afirma que é importante que os empreendedores definam seus objetivos com as redes sociais. Você quer gerar vendas? Enviar mensagens e receber ligações? Gerar tráfego para o site? Com a meta clara, fica mais fácil criar as publicações corretas. “Na plataforma Mobile Studio, o empresário encontra dicas e aplicativos grátis que podem ajudá-lo a produzir posts, stories e vídeos”, diz a diretora.

Bônus: cuidado com este erro

De acordo com Debora, o erro que as marcas precisam evitar a qualquer custo é não se comunicar com o cliente ou deixá-lo sem resposta. Na pandemia, foi falando abertamente de seus problemas que muitas empresas conseguiram engajar seus clientes e colocar ações em prática.

“A forma das pessoas se comunicarem mudou. Conquistar a atenção das pessoas é fundamental e a marca tem apenas alguns segundos para isso, portanto criatividade é fundamental”, afirma a especialista.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias e Exame