(35) 3435-1100

9:00 - 18:00 - Seg. a Sex

LinkedIn

Facebook

STF reafirma jurisprudência e reajuste de taxa tributária deve obedecer aos índices oficiais de correção monetária

Georgia Contabil > Notícias  > STF reafirma jurisprudência e reajuste de taxa tributária deve obedecer aos índices oficiais de correção monetária

STF reafirma jurisprudência e reajuste de taxa tributária deve obedecer aos índices oficiais de correção monetária

Matéria do Conjur destaca que, por maioria, o plenário do STF reafirmou jurisprudência no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1.258.934, que teve repercussão geral reconhecida (Tema 1.085) com reafirmação de jurisprudência.

O fato de um aumento de tributo ter ocorrido por ato infralegal, sendo, portanto, inconstitucional, não invalida o tributo nem impede que o Executivo atualize os valores previamente fixados em lei, que devem se liminar aos índices oficiais de correção monetária, entendeu o STF.

No caso concreto, uma empresa têxtil catarinense questionou decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que considerou ilegal o reajuste da taxa de utilização do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), superior a 500%, promovido pela Portaria 257/2011, do Ministério da Fazenda, em variação superior à inflação.

Porém o TRF-4 determinou que o aumento deveria ser de 131,60%, correspondente ao INPC entre janeiro de 1999 e abril de 2011. No RE, a empresa visava eliminar qualquer majoração da taxa Siscomex pela referida portaria, incluindo o percentual de 131,60% do acórdão.

Foi aprovada a seguinte tese de julgamento: “A inconstitucionalidade de majoração excessiva de taxa tributária fixada em ato infralegal a partir de delegação legislativa defeituosa não conduz à invalidade do tributo nem impede que o Poder Executivo atualize os valores previamente fixados em lei de acordo com percentual não superior aos índices oficiais de correção monetária”, finaliza a matéria.

Fonte: Conjur