Campanhas valorizam os pequenos negócios em tempos de coronavírus
Diante do momento de incerteza vivido principalmente pelos pequenos negócios e profissionais autônomos, um movimento de acolhimento se forma. Consumidores e empreendedores têm se unido em campanhas nas redes sociais que estimulam o apoio aos pequenos negócios. Veja algumas formas de colocar essa ação em prática:
– Compre das empresas locais
Uma das principais maneiras de fomentar o empreendedorismo é adicionar (e principalmente manter) os itens de produtores ou lojas locais na lista de compras. Mesmo com o fechamento das unidades, muitos continuam atendendo a pedidos por delivery ou para retirada.
– Não cancele, adie
Empresas do setor de turismo e da área de eventos já sentem os impactos da pandemia há mais tempo. Um dos modos de ajudar é optar pela remarcação de reservas, pacotes e eventos agendados em vez do seu cancelamento. Assim, não se prejudica mais o fluxo de caixa em um momento já delicado.
– Compre pensando no futuro
Muitas empresas continuam aceitando reservas para o fim do ano ou até para 2021 para se manter em movimento. No caso dos setores de varejo e serviços, é possível adquirir vale-compras agora para usar depois, por exemplo.
– Aproveite o que a internet oferece
Além de consumir pelas lojas que já atuam no e-commerce, é interessante ficar de olho nas iniciativas de empresas que estão apostando na internet como forma de diversificar. O intuito inicial foi oferecer uma atividade de relaxamento em meio ao contexto de estresse vivido hoje. Mas acabou sendo também um modo de testar o formato de vídeo e a recepção dos seguidores.